Quem somos

Com o objetivo de oferecer oportunidades de educação para jovens e adultos de comunidades carentes, a Cidadão Pró-Mundo tem como missão promover oportunidades de inserção e integração social no Brasil, por meio do ensino de inglês. Em função de sua estrutura administrativa, operacional e de governança altamente organizadas, nos moldes dos modelos corporativos mais modernos, a Cidadão Pró-Mundo é reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil , foi eleita a Melhor ONG de Educação do Brasil em 2020 e é considerada a maior e mais bem estruturada ONG de ensino de inglês com atuação no território brasileiro. 

foto_TC.PNG

Após 25 anos de atuação e contando com uma metodologia inovadora de voluntariado e ensino, atualmente a CPM conta com cerca de 1.400 voluntários, entre professores e equipe administrativa, além de uma equipe contratada dedicada às áreas estratégicas da ONG (Comunicação, Financeiro,  Operações e Pedagógico), todos mobilizados para atender a seus mais de 2.300 beneficiários: alunos que assistem ao curso de inglês em uma de nossas 11 Unidades de Ensino.

Compreendendo a importância do aprendizado de uma segunda língua como ferramenta de promoção da cidadania, a Cidadão Pró-Mundo acredita que o inglês é uma ferramenta de expansão na medida em

que promove o protagonismo dos cidadãos e, consequentemente, a transformação da sociedade, tarefa para a qual conta com a força de seus voluntários e parceiros engajados em relação aos valores da ONG:

Bright Eyes Somos entusiastas e pensamos grande. O brilho que carregamos nos olhos é reflexo da certeza que temos de que somos capazes de transformar a realidade e inspirar muitas pessoas.

Exchange Acreditamos que a relação entre voluntários e estudantes é uma grande troca de experiências, em que todos recebem e doam, aprendem e ensinam, continuamente.

Ownership Somos todos responsáveis por tornar realidade o sonho de fazer do Brasil um país mais igualitário. Cada um de nós, e todos nós, trabalhamos para transformar a realidade e assumimos a responsabilidade de ajudar a criar os resultados que queremos ver na nossa sociedade.

Empowerment Buscamos desenvolver a autoestima e o autoconhecimento de todos os que fazem parte da Cidadão Pró-Mundo, conscientizando voluntários e estudantes do poder que têm para a transformação do outro e de si próprio.

História

O ano era 1997, quando um amigo estrangeiro de Marcos Fernandes, fundador da Cidadão Pró-Mundo, visitou a
comunidade do Capão Redondo. Vendo os jovens da região tentando se comunicar mesmo sem falar a língua do visitante,
surgiu a ideia de oferecer aulas de inglês gratuitas para moradores de áreas de periferia e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ao longo dos últimos 20 anos de história e atuação, temos orgulho de ter atendido cerca de 10 mil alunos, com a ajuda de 4 mil
voluntários, consolidando e expandindo nosso modelo de atuação, graças ao apelo da causa que defendemos.

Nosso método

1 MÊS

1º fim de semana
professor a + professor b

2º fim de semana
professor C + professor D

3º fim de semana
professor E + professor F

4º fim de semana
professor G + professor H

O modelo de funcionamento da Cidadão Pró-Mundo é baseado em aulas de 3h de duração, aos finais de semana. A cada semestre, os estudantes assistem às aulas 1 vez por semana, aos sábados ou aos domingos, dependendo da Unidade de Ensino em que estudam.

Após cumprirem 10 módulos semestrais (5 anos), os alunos concluem o curso da CPM com nível B1 de proficiência em inglês (nível intermediário), o que equivale ao terceiro nível do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas QECR*.

Para os estudantes que, após concluírem o curso regular, tenham interesse em continuar desenvolvendo suas habilidades em relação à língua inglesa, a Cidadão Pró-Mundo oferece a opção de fazer parte do projeto CPM Qualify, um curso intensivo de 1 ano de duração que tem como objetivo preparar os alunos para fazerem a prova de certificação internacional de aferição de proficiência do sistema Cambridge, reconhecido internacionalmente como o mais importante da atualidade.

Os voluntários que atuam na ONG são capacitados através de treinamentos regulares e fazem uso de ferramentas específicas para a aplicação da continuidade das aulas, além de contar com material didático de alto nível.

Para cada turma, são designados de 4 a 8 volunteachers (voluntários professores de inglês), os quais participam de um rodízio para ministrar as aulas.

Com a aplicação desta inovadora metodologia, desenvolvida pela CPM e chamada de “Voluntariado Rotativo”, cada professor participa de 6 a 8 aulas por semestre em finais de semana previamente agendados (sábado ou domingo), e dedica em média 5h mensais para a preparação de materiais pré e pós-aula, o que permite aos voluntários conciliar a agenda entre seus compromissos pessoais e sua vontade de colaborar com o desenvolvimento da sociedade.

* Fonte: https://www.cambridgeenglish.org/br/Images/126130-cefr-diagram.pdf 

Material Didático

O material didático utilizado por professores e estudantes da Cidadão Pró-Mundo foi construído por uma equipe pedagógica especializada no ensino da língua inglesa, tendo sido preparado exclusivamente para a CPM, considerando as necessidades de aprendizado dos alunos dos diferentes níveis do curso.

Além disso, ao longo dos 5 anos do curso, nossos estudantes e professores contam com o suporte dos livros didáticos da Cambridge University Press – maior editora universitária do mundo e a mais renomada na concepção de material didático para ensino língua inglesa – parceiro que nos oferece tal material e nos ajuda a garantir o alto nível de qualidade do curso sem que haja qualquer custo para nossos estudantes e voluntários.

Todo o material de suporte a ser usado pelos professores antes, durante e depois das aulas apresenta claramente o conteúdo a ser cumprido em cada aula, para que nossos volunteachers (voluntários professores de inglês), mesmo os que não têm experiência docente, possam aplicar, sem dificuldades, o conteúdo e os exercícios necessários para o perfeito andamento das atividades em sala.